Deus Existe

admin   17 de Fevereiro de 2018   Nenhum comentário em Deus Existe

PERGUNTA: Como podemos saber se Deus existe?

RESPOSTA:

É possível que uma mente finita saiba se Deus existe? Há três argumentos principais que os teístas (aqueles que acreditam em Deus) usam para demonstrar a existência de Deus. Eles são o argumento cosmológico, o argumento teleológico e o argumento moral.

O Argumento Cosmológico

Este é um argumento da criação para um Criador. O termo vem da palavra grega, o cosmos, que significa “universo”. O argumento em si é dependente da lei da causalidade que diz que tudo finito é causado por algo diferente de si próprio. O argumento cosmológico pode ser resumido da seguinte forma:

Cosmo Deus existe

Cosmo Deus existe

O universo teve um começo

Qualquer coisa que teve um começo deve ter sido causada por outra coisa.

Portanto, o universo foi causado por outra coisa (um Criador).

Há uma grande quantidade de evidências científicas que apoiam a primeira premissa. A segunda lei da termodinâmica indica que, em um sistema fechado e isolado, a quantidade de energia utilizável está diminuindo continuamente. Como um sistema fechado, o universo começou com uma quantidade finita de energia utilizável, e está correndo da ordem em direção a desordem. Uma vez que o universo ainda possui energia utilizável, não pode ser eterno, ou teria ficado sem energia há muito tempo.

A astronomia deu muita evidência de que o universo teve um começo. The Big Bang Theorypostula que o universo explodiu na existência e agora está se expandindo. Essa idéia é suportada pelo “deslocamento vermelho” do Doppler observado na luz em todo o universo à medida que as galáxias se afastam umas das outras. Um eco de radiação que produziu o padrão exato de comprimentos de onda esperados de uma grande explosão também foi descoberto. Além disso, os astrônomos encontraram uma grande massa de energia que seria esperada da explosão inicial.

À medida que a ciência continua a fornecer provas de que o universo teve um começo, ficamos com duas possibilidades. Ou ninguém criou algo fora do nada, ou alguém criou algo fora do nada. Qual opção é mais razoável?

O argumento teleológico, Deus existe

O termo “teleológico” vem da palavra grega, telos,que significa “propósito”. Esse argumento é motivo de design para um Designer inteligente. Pode ser afirmado da seguinte forma:

Todos os projetos implicam um design.

Existe um design excelente no universo.

Portanto, deve haver um grande desenhista do universo.

De nossa experiência, sabemos que as causas naturais nunca produzem sistemas complexos especificados, como livros, sinfonias ou carros. Sabemos que as causas naturais do vento e da água produziram o Grand Canyon, mas nunca diriamos que o vento e a água produziram o Monte Rushmore naturalmente. Os relógios implicam um relojoeiro, os edifícios implicam arquiteto e os livros implicam um autor. O design nestas coisas é óbvio e concluímos um designer.

O astrónomo Carl Sagan escreveu que a quantidade de informação no cérebro humano expressada pelo número total de ligações neuronais seria equivalente a 20 milhões de livros. Ele afirmou que “a neuroquímica do cérebro está surpreendentemente ocupada, o circuito de uma máquina mais maravilhosa do que qualquer invenção humana”. Se mesmo os computadores exigem um designer humano, então, o cérebro humano não precisa de um designer ainda mais inteligente?

O argumento moral

O argumento moral argumenta desde uma lei moral até um Dador de Lei Moral. O argumento pode ser delineado:

As leis morais implicam um Doador de Lei Moral.

Existe uma lei moral objetiva.

Portanto, há um Doador da Lei Moral.

A segunda premissa é a pedra angular do argumento, sem a qual ele desmorona. Como sabemos que existe uma lei moral objetiva? Termos como “injustiça” ou “errado” implicam que existe algum padrão objetivo de comparação ao qual os termos se referem. Sem um padrão moral, não haveria diferença moral entre Adolf Hitler e Madre Teresa. Dizer que Hitler estava errada seria apenas uma opinião que não tem base real para que outros concordem com isso. Se Hitler estava errado por um padrão objetivo, então deve haver um padrão além de todos nós. Se existe uma lei moral tão objetiva, deve haver um Dador de Lei Moral (Deus).

Como podemos realmente saber? Em última análise, esses argumentos apenas convencerão alguém que esteja disposto a aceitar a possibilidade da existência de Deus. Para chegar a esse lugar, você deve examinar seus pressupostos, ou quais os pressupostos que você tem. Quando você é intelectualmente honesto com você mesmo, você está pronto para considerar a evidência.

Bíblia Online

Fonte: https://www.allaboutphilosophy.org/god-exists-faq.htm

Deixe um Comentario